Durante séculos, as pessoas elogiaram os benefícios de saúde de beber chá. Mas o que exatamente o chá pode fazer por você?

1. O chá quente com cafeína pode diminuir o risco de glaucoma: UMA estudo publicado na revista BMJ mostraram que os que tomam chá quente com cafeína tinham um risco 74% menor de desenvolver glaucoma em comparação com as pessoas que bebiam chá descafeinado, café com cafeína, café descafeinado ou refrigerantes. No entanto, os pesquisadores não conseguiram determinar por que o chá quente que contém cafeína foi benéfico na redução do risco de glaucoma em comparação com outras bebidas.

2. O chá preto pode diminuir a pressão arterial: Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que beber três xícaras de chá preto por dia pode diminuir os níveis de pressão arterial em alguns pontos. O estudo fez um grupo beber chá preto por seis meses e outro grupo beber uma bebida semelhante à cafeína por seis meses. A conclusão foi que outras propriedades do chá preto ajudaram a baixar a pressão arterial e não a cafeína.

3. O chá verde tem propriedades de combate ao câncer – mas tenha cuidado com a temperatura: Uma catequina chamada EGCG encontrada no chá verde foi associada em vários estudos a uma redução nas taxas de câncer. Pode ajudar na redução dos seguintes tipos de câncer: cólon da bexiga, esôfago, pâncreas, reto e estômago. No entanto, um estudo mais recente mostra que você deve ter cuidado com a temperatura do seu chá. Se você fuma ou bebe álcool, deixe o chá esfriar primeiro. UMA estudo publicado em Annals of Internal Medicine descobriram que beber chá enquanto está "quente" ou "quente" está associado a um risco aumentado de câncer de esôfago em pessoas que também fumam ou bebem álcool todos os dias. E o que define muito quente? Em 2019, os pesquisadores também responderam a essa pergunta dizendo líquido mais quente que 140 graus Fahrenheit (60 graus C) foi o ponto de inflexão do risco, supondo que eles bebessem mais de 2 xícaras grandes de chá por dia.

xícara de chá verde e uma maçã
Beber chá verde pode diminuir o risco de coágulos sanguíneos, derrame e doenças cardíacas. (Foto: panna-yulka / Shutterstock)

4. Go consumo de chá de cana está associado a menor risco de doença arterial coronariana: Em um estudo publicado no jornal oficial da Sociedade Japonesa de Circulação, os pesquisadores descobriram que quanto mais chá verde você bebe, menor a chance de desenvolver doença arterial coronariana.

5. O chá verde pode reduzir o risco de coágulos sanguíneos e derrames: "O chá verde também reduz o fibrinogênio, que é uma substância no corpo que pode causar coágulos e derrames", de acordo com "150 alimentos mais saudáveis ​​do planeta", de Jonny Bowden, Ph.D.

6. Chá verde, preto ou oolong pode melhorar a saúde do cérebro. Um estudo de 2019 publicado na revista Envelhecimento descobriram que os bebedores regulares de chá têm regiões melhor organizadas no cérebro do que as pessoas que não tomam chá. Essas áreas organizadas estão associadas à função cognitiva saudável. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebiam chá verde, oolong ou preto pelo menos quatro vezes por semana durante cerca de 25 anos estavam protegidas contra o declínio cognitivo relacionado à idade.

7. O chá preto pode ajudar a aliviar o estresse da vida: UMA estudo da University College London os pesquisadores descobriram que aqueles que bebiam uma xícara de chá preto eram capazes de aliviar o estresse mais rapidamente quando comparados aos que tomavam um placebo.

xícara de chá verde
Pensa-se que o chá verde diminua o risco de alguns tipos de câncer. (Foto: Onda do mar / Shutterstock)

8. Beber chá verde resulta em uma redução modesta no risco de câncer de mama. Pesquisadores analisaram cerca de 7.000 mulheres entre 20 e 74 anos em um estudo de caso-controle realizado em Xangai entre 1996 e 2005 e encontrou uma redução modesta no risco.

9. Rooibos (um chá de ervas sem cafeína) pode reduzir e tratar doenças metabólicas.

10. Rooibos e chás de mel podem ajudar no câncer de pele: Em um estudo, rooibos e extratos de honeybush câncer de pele suprimido em ratos, dando esperança para um futuro em estudos em humanos.

11. Rooibos pode ser antienvelhecimento: Ou pelo menos um estudo feito com codornas e publicado na British Poultry Science descobriram que isso ajudou suas capacidades de produção de ovos a durarem mais. Como as aves são um animal proposto para estudos antienvelhecimento, isso mantém a esperança de que os rooibos também possam ajudar os seres humanos.

12. O chá branco foi considerado mais protetor contra o estresse oxidativo quando comparado ao chá verde.

13. O chá Rooibos (vermelho e verde) demonstrou ter a mais alta proteção para a fertilidade masculina contra o estresse oxidativo: Em um estudo que testou as propriedades de redução do estresse oxidativo de suplementos feitos a partir de chá verde, rooibos vermelhos, rooibos verdes ou chá verde chinês, Os extratos de rooibos ajudaram a proteger a saúde dos espermatozóides.

Foi provado que beber uma variedade de chás faz parte de um estilo de vida saudável. A amostra dos estudos acima é apenas uma gota no balde de um mar inteiro de pesquisas, o que faz com que meu amor por chá seja muito bom.

Nota do editor: esta história foi atualizada com novas informações desde que foi publicada originalmente em janeiro de 2012.

13 prováveis ​​benefícios à saúde de beber chá

Do controle do estresse ao combate ao câncer, o chá tem muitos benefícios para ajudar alguém a viver uma vida mais saudável.



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