Embora não haja praticamente nenhuma maneira de evitar a completa ingestão de microplásticos e produtos químicos que são tão onipresentes que são encontrados mesmo na poeira doméstica, existem algumas maneiras fáceis de reduzir a exposição, de acordo com uma Guia Consumer Reports lançado este mês.

A maneira mais eficaz de reduzir a ingestão de plástico seria evitar todos os alimentos e bebidas embalados em plástico, mas, de acordo com um químico da Penn State que estudou a presença de plástico na água da torneira, cerveja, sal marinho e água engarrafada, é quase impossível Faz.

Este é um emaranhado de fibras de poliéster liberadas pelo velo em uma máquina de lavar roupas para uso doméstico. Têxteis sintéticos como o velo são uma importante fonte de fibras microplásticas. (Monique Raap / Universidade de Victoria)
Este é um emaranhado de fibras de poliéster liberadas pelo velo em uma máquina de lavar roupas para uso doméstico. Têxteis sintéticos como o velo são uma importante fonte de fibras microplásticas. (Monique Raap / Universidade de Victoria)

No entanto, mesmo as pequenas etapas abaixo podem ajudar a reduzir a exposição desnecessária:

  1. Beba água da torneira, não água engarrafada. A água potável é um dos maiores culpados por trás da ingestão de microplásticos, mas a água engarrafada tem cerca do dobro dos níveis de água da torneira, de acordo com Sherri Mason, que tem doutorado em química e trabalha como coordenador de sustentabilidade da Penn State Behrend. A menos que a água da torneira seja insegura, é a melhor escolha, disse ela. Além dos microplásticos, algumas águas engarrafadas também apresentam altos níveis de substâncias per- e polifluoroalquil (PFAS), que demoram a se decompor e foram persistentes no ambiente e no corpo humano.
  2. Não aqueça comida em plástico, que é conhecido por lixiviar produtos químicos em alimentos. É muito melhor usar vidro ao aquecê-lo no microondas. Ou você pode fazer da velha escola e esquentar em uma panela no fogão ou no forno. A Academia Americana de Pediatria (AAP) também recomenda lavar os recipientes de plástico manualmente, em vez de colocá-los na máquina de lavar louça.
  3. Evite recipientes de comida de plástico com problemas conhecidos. Uma maneira de discernir quais plásticos apresentam a maior ameaça possível é ler os códigos de reciclagem, de acordo com a AAP. Em um relatório, os autores observaram que os números “3”, “6” e “7”, respectivamente, indicam a presença de produtos químicos como ftalatos, estireno e bisfenóis – portanto, você pode evitar o uso de recipientes com esses números. o símbolo de reciclagem na parte inferior. Se esses produtos forem rotulados como "de base biológica" ou "verde", acrescenta o relatório, eles não contêm bisfenóis.
  4. Coma mais alimentos frescos. Embora os níveis de microplásticos em produtos frescos não tenham sido amplamente testados, eles são menos propensos a expô-lo a produtos químicos, principalmente quando comparados a qualquer coisa enlatada envolto em plástico.
  5. Vácuo regularmente minimizar o pó doméstico, que pode transportar pequenas partículas de ftalatos, PFAS e retardadores de chama.

Apesar de nosso conhecimento dos perigos dos microplásticos, a produção de plástico deve quadruplicar nas próximas três décadas.

Mas os consumidores podem se ajudar ao optar por produtos embalados em vidro em vez de plástico e usar recipientes não plásticos reutilizáveis ​​sempre que possível, de acordo com o relatório.

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