Ele colidiu com Júpiter em 1994, mas o cometa Shoemaker-Levy 9 ainda parece não ter nos ensinado coisas sobre o maior planeta do sistema solar.

Uma novidade estudo dos traços do impacto do cometa, que ainda aumenta a atmosfera de Júpiter, deu a primeira medida direta dos fortes ventos estratosféricos do gigante gasoso, na classe intermediária da atmosfera sem nuvens.

Lá, faixas estreitas de vento conhecidas uma vez que relâmpagos, uma vez que a da terreno correntes de chuva – sopra até 400 metros por segundo em altas latitudes. Isso é tapume de 1.440 quilômetros por hora (895 mph), excedendo em muito a velocidade máxima do vento em torno 620 km / h visto na tempestade ciclônica da Grande Mancha Vermelha.

A detecção e estudo de equipamentos sugerem que esses jatos podem atuar uma vez que um vórtice colossal, com tapume de 50.000 quilômetros de diâmetro e 900 quilômetros de profundidade.

“Um vórtice deste tamanho” disse o astrônomo Thibault Cavalié do Laboratoire d’Astrophysique de Bordeaux, na França, “seria uma besta meteorológica única em nosso sistema solar.”

A morte do cometa Shoemaker-Levy 9 foi um dos eventos mais espetaculares que já vimos no sistema solar. Primeiro, quando a rocha gelada se aproximou de Júpiter, ela foi quebrada pela imensa atração gravitacional do planeta.

Os fragmentos passaram dois anos na terreno em trajectória cada vez mais próxima, até que finalmente, em julho de 1994, colidiram com a atmosfera de Júpiter em uma fascinante exibição de fogos de artifício.

The Impact of Shoemaker-Levy 9. 1994 (ESO)

Para os cientistas, foi um presente incrível. O impacto derrubou a atmosfera de Júpiter, revelando novas moléculas e marcando a superfície de Júpiter por meses. Isso permitiu medir a velocidade do vento e fazer novos estudos sobre a constituição atmosférica de Júpiter, muito uma vez que seu campo magnético.

O impacto do cometa também adicionou novas moléculas que ainda não estavam presentes em Júpiter. Isso inclui a amônia, que desapareceu em poucos meses, e o cianeto de hidrogênio, que ainda pode ser detectado na estratosfera de Júpiter até hoje.

Foi esse cianeto de hidrogênio que uma equipe de cientistas rastreou usando 42 das 66 antenas da matriz Atacama Large Millimeter / Submillimeter Array, no Chile. Usando este poderoso instrumento, os astrônomos observaram o deslocamento Doppler do cianeto de hidrogênio: a maneira uma vez que o comprimento de vaga da emissão eletromagnética da molécula é estirado ou encurtado dependendo se ela se afasta do observador ou em sua direção.

“Ao medir esse deslocamento, pudemos descontar a velocidade dos ventos da mesma forma que deduzíamos a velocidade de um trem passando pela mudança na frequência de seu assobio.” disse o observador planetário Vincent Hue do Southwest Research Institute nos EUA.

A estudo da duração desses deslocamentos permite aos cientistas calcular a taxa de movimentação do cianeto de hidrogênio.

Em torno do equador do planeta, fortes jatos de vento estratosférico sopram a velocidades médias de tapume de 600 quilômetros por hora. O tempo todo. cá na terreno, a velocidade máxima do vento registrada foi 407 km / h (253 mph), e isso foi durante um furacão tropical selvagem.

Um dos raios mais intrigantes, no entanto, foi encontrado diretamente subordinado do oval auroral permanente de Júpiter, algumas centenas de quilômetros subordinado dos ventos aurorais. Era sentido horário no setentrião e anti-horário no sul, a velocidades de até 300 a 400 metros por segundo. A equipe acredita que este relâmpago é a rabo subordinado do vento auroral.

Estudos anteriores previam que os ventos aurorais diminuiriam de força à medida que a altitude diminuía, se dissipando antes de atingir a estratosfera, portanto foi uma surpresa: uma bela mostra da dificuldade atmosférica invisível em um planeta, que já sabíamos ser incrivelmente complexa atmosférica.

E prepara o terreno para futuras observações das próximas missões, uma vez que o explorador lunar JUpiter ICy da escritório Espacial Europeia (SUC) sonda, e o terrestre Telescópio extremamente grande atualmente em construção.

“Esses resultados do espírito abrem uma novidade janela para o estudo das regiões aurorais de Júpiter,” Disse Cavalié.

A pesquisa foi publicada em Astronomia e astrofísica.

Este item foi reescrito, traduzido de uma publicação em inglês. Clique cá para acessar a material original (em inglês)!