O estudo constata que aqueles que se exercitam antes do café da manhã queimam o dobro da quantidade de gordura do que aqueles que se exercitam depois.

Ouvimos muito sobre maneiras milagrosamente fáceis de queimar gordura – pílulas, poções, suplementos, superalimentos, o que você quiser – e a maioria delas acaba sendo um pouco mais do que um sonho. Mas agora pesquisadores das Universidades de bathtub e Birmingham parecem ter encontrado uma maneira pela qual as pessoas podem realmente queimar o dobro da quantidade de gordura pelo mesmo esforço – nenhuma poção milagrosa é necessária.

Esse truque? Exercício com o estômago vazio. Sim, você ainda precisa se exercitar – mas, se já estiver se exercitando, de acordo com o estudo, poderá dobrar alguns dos benefícios simplesmente ajustando o tempo.

O estudo incluiu 30 homens classificados como obesos ou com sobrepeso e comparou os resultados de dois grupos de intervenção (que tomaram café da manhã antes / após o exercício) e um grupo controle (que não alterou o estilo de vida), explica Universidade de bathtub.

Após seis semanas, eles concluíram que os participantes que se exercitaram antes do café da manhã queimaram o dobro da quantidade de gordura do que o grupo que se exercitou após o café da manhã. Eles descobriram que isso estava acontecendo devido aos níveis mais baixos de insulina durante o exercício após o jejum, o que significa que mais gordura do tecido adiposo e gordura dentro dos músculos estavam sendo usadas como combustível.

Os pesquisadores descobriram que os músculos do grupo que se exercitavam antes do café da manhã eram mais responsivos à insulina em comparação com o grupo que se exercitava após o café da manhã, apesar de terem exatamente o mesmo treinamento e ingestão de alimentos. Os músculos dos praticantes de exercícios antes do café da manhã também tiveram maiores aumentos nas proteínas-chave, especialmente aquelas envolvidas no fornecimento de glicose do sangue para os músculos

"Nossos resultados sugerem que mudar o horário de quando você come em relação a quando se exercita pode trazer mudanças profundas e positivas à sua saúde geral", disse o Dr. Javier Gonzalez, do Departamento de Saúde da Universidade de bathtub.

"Descobrimos que os homens do estudo que se exercitaram antes do café da manhã queimaram o dobro da quantidade de gordura do que o grupo que se exercitou depois", acrescentou. "É importante ressaltar que, embora isso não tenha efeito na perda de peso, melhorou drasticamente a saúde geral".

E sim, é isso: não houve diferença na perda de peso. Mas que os praticantes do pré-café da manhã pudessem responder melhor à insulina significa que poderiam manter os níveis de açúcar no sangue sob controle e potencialmente reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas. Bastante notável apenas por alterar a hora do exercício versus comer.

O fato de o estudo incluir apenas homens é um pouco chato para as mulheres que buscam um impulso semelhante à saúde, mas elas decidiram se concentrar apenas nos homens para testar a prova de princípio. Eles prometem que estudos futuros explorem o mesmo princípio para diferentes grupos, incluindo mulheres.

"Este trabalho sugere que a realização de exercícios no estado de jejum noturno pode aumentar os benefícios de saúde dos indivíduos, sem alterar a intensidade, a duração ou a percepção de seus esforços", disse o co-autor Dr. Gareth Wallis, da Universidade de Birmingham. "Agora precisamos explorar os efeitos a longo prazo desse tipo de exercício e se as mulheres se beneficiam da mesma maneira que os homens".

Enquanto isso, continuarei me exercitando antes do café da manhã – prefiro não ficar com o estômago cheio de qualquer maneira, se uma queima de gordura profunda e positiva acontecer ao longo do caminho, tanto melhor.

O estudo foi publicado em Jornal de Endocrinologia Clínica e Metabolismo.

O estudo constata que aqueles que se exercitam antes do café da manhã queimam o dobro da quantidade de gordura do que aqueles que se exercitam depois.

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