A vitamina D é a única vitamina que os seres humanos podem adquirir sem alimentos – embora com uma pegadinha.

Só se conseguirmos espremer tempo suficiente em nossas vidas internas agitadas e hermeticamente fechadas e expor nossa pele à luz do sol é que colheremos os benefícios da vitamina D dessa maneira. No entanto, existem muitas maneiras deliciosas de obter vitamina D em alimentos e suplementos.

Apesar da falta de estudos clínicos randomizados e controlados em larga escala que consideram a cor da pele, a localização geográfica e os fatores de estilo de vida como a dieta, alguns pesquisadores dizem que o aumento da ingestão de vitamina D pode ajudar com o seguinte:

Distúrbios autoimunes como esclerose múltipla (EM)

Vários estudos descobriram que pessoas que recebem mais vitamina D e exposição ao sol têm menor risco de esclerose múltipla, de acordo com a Clínica Mayo. Alguns estudos sugerem que a vitamina D também pode trazer benefícios para pessoas que já têm esclerose múltipla.

1 estudo colaborativo entre pesquisadores de Oxford e três universidades canadenses concluíram que baixos níveis de vitamina D estão diretamente conectados aos casos de EM. O estudo abrangeu mais de 3.000 famílias. Especialistas sugerem que pessoas em climas frios e com pouco sol devem tomar suplementos de vitamina D para prevenir doenças autoimunes.

Saúde óssea

lacticínios
Quando o alimento é enriquecido com vitamina D, ajuda o corpo a absorver cálcio. (Foto: NatalyaBond / Shutterstock)

A vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio dos alimentos, o que lhe permite construir ossos fortes ao longo da vida. A ingestão suficiente de vitamina D e cálcio pode ajudar a prevenir osteoporose e fraturas ósseas e evitar quedas em idosos, diz WebMD. As crianças precisam de vitamina D para construir ossos fortes à medida que crescem e também para prevenir o raquitismo, uma doença rara caracterizada por pernas arqueadas, ossos fracos e joelhos batidos. A adição de vitamina D ao leite comercial nos anos 30 ajudou a praticamente eliminar a doença, mas ela ainda existe ocasionalmente.

No entanto, doses muito altas de vitamina D não ajudam a saúde óssea. Em um Ensaio clínico de 2019 publicado na revista JAMA, os participantes que tomaram altas doses da vitamina tiveram diminuições na densidade óssea. Eles usavam 4.000 ou 10.000 Unidades Internacionais (UI) por dia, contra um grupo de controle que tomava apenas 400 UI por dia. Aqueles que tomaram doses altas tiveram declínios significativos na densidade óssea em seus braços e pernas, enquanto aqueles que tomaram suplementos muito menores tiveram apenas pequenos declínios na densidade óssea em seus braços.

Saúde do coração

Mais e mais estudos descobriram a deficiência de vitamina D como fator de risco para problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos, insuficiência cardíaca congestiva, derrames e outras condições associadas a doenças cardiovasculares, como pressão alta e diabetes, de acordo com Johns Hopkins Saúde.

Se você não estiver recebendo vitamina D suficiente da luz do sol ou do mínimo 600 UI suplementos e alimentos, você pode estar aumentando o risco de desenvolver pressão alta, sugere um estude no Journal of Clinical Investigation.

No entanto, um 2019 estudo descobriu que tomar suplementos de vitamina D não reduz o risco de doença cardiovascular. O estudo em larga escala realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan descobriu que os suplementos de vitamina D não diminuem a chance de ataques cardíacos, derrames ou outros problemas cardiovasculares importantes.

Prevenção de certos tipos de câncer

Algumas pesquisas sugerem que as deficiências de vitamina D têm sido associadas a vários tipos de câncer, incluindo mama e intestino. Alguns estudos sugerem que a vitamina D pode prevenir certos tipos de câncer. Por exemplo, um estudo no American Journal of Clinical Nutrition concluiu: "Melhorar o estado nutricional de cálcio e vitamina D reduz substancialmente todo o risco de câncer em mulheres na pós-menopausa".

No entanto, no maior ensaio clínico randomizado de todos os tempos, testando o suplemento para prevenção de câncer em 2018, a vitamina D não reduziu o risco de desenvolver câncer, relata o Instituto Nacional do Câncer. Quase 26.000 pessoas se inscreveram no julgamento. A incidência de câncer invasivo foi a mesma para os participantes que tomaram vitamina D e para os que não tomaram.

Perda de peso

Pés em pé na balança
A gordura corporal retém a vitamina D, dificultando o uso do corpo. (Foto: bilhões de fotos / Shutterstock)

Estudos descobriram que pessoas que são obesos e que têm altos níveis de gordura corporal geralmente têm baixos níveis de vitamina D. De acordo com o WebMD, a gordura corporal retém a vitamina D, o que dificulta o uso do corpo. Os pesquisadores não sabem se a obesidade causa baixos níveis de vitamina D ou se é vice-versa. Algumas pesquisas limitadas descobriram que a adição de vitamina D a uma dieta saudável e com baixas calorias pode ajudar as pessoas com baixos níveis de vitamina D a perder peso mais facilmente.

Demência

Alguns estudos iniciais sugerem que as pessoas que têm demência também têm níveis mais baixos de vitamina D. Mas os estudos não deixam claro se a ingestão suplementar de vitamina D pode prevenir a demência ou pode beneficiar pessoas que já têm a doença, relata WebMD.

Regulando a liberação de insulina

Alguns estudos mostraram uma ligação entre baixos níveis de vitamina D e diabetes. Por exemplo, pesquisadores da Instituto de Fisiologia Animal em Munique, na Alemanha, descobriram que os ratos têm células receptoras de vitamina D localizadas nas células secretoras de insulina do pâncreas e essas células desempenham um papel ativo na liberação do hormônio regulador do açúcar no sangue quando uma demanda maior exige sua liberação.

Estudos humanos limitados sugerem uma correlação entre baixos níveis de vitamina D e secreção de insulina e tolerância à glicose em indivíduos com diabetes tipo 2. Mas tem pesquisa insuficiente para os médicos sugerirem tomar o suplemento para prevenir ou tratar o diabetes.

Outras condições

Há muitas evidências inconclusivas sobre muitas outras condições e como elas podem ser afetadas por baixos níveis de vitamina D. Pesquisas anteriores mostram que pode haver uma conexão entre a vitamina e as seguintes condições, de acordo com WebMD:

  • doença de Alzheimer
  • Asma
  • Depressão
  • Gengivite
  • Colesterol alto
  • Doenca renal
  • Síndrome pré-menstrual (TPM)
  • Artrite reumatóide

Câncer de pele, sol e vitamina D

homem e cachorro sentado ao sol
Seja esperto quanto tempo passa ao sol. Os especialistas recomendam 10 a 15 minutos apenas algumas vezes por semana. (Foto: Zivica Kerkez / Shutterstock)

De acordo com a revista Câncer, as taxas de câncer são duas vezes mais altas no nordeste dos EUA em comparação com as do sudoeste. A revista concluiu em um artigo que "muitas vidas poderiam ser prolongadas através de uma maior exposição cuidadosa à radiação solar UV-B e com mais segurança, suplementação de vitamina D3, especialmente em meses não (-) de verão".

Quando se trata de equilibrar a ingestão de quantidades adequadas de vitamina D sob o risco de sofrer queimaduras solares, o Dr. Jacob Teitelbaum, autor de "Causa Real, Curas Reais", sugere: "Apenas use o bom senso e não fique paranóico por estar fora do armário." Dom."

Teitelbaum acrescenta: "Historicamente, as pessoas passavam a maior parte do dia fora, não usavam protetor solar e não usavam óculos de sol. Eles têm muito sol. Essa era a maneira normal de obter vitamina D. ”

A Fundação do Câncer de Pele sugere não mais que 10 a 15 minutos de exposição solar desprotegida, duas a três vezes por semana. "Essa pequena quantidade de exposição produz toda a vitamina D que seu corpo pode reunir", escreve a Dra. Anne Marie McNeill e a assistente médica Erin Wesner. O resto do tempo, toma banho de sol e fica em segurança, dizem eles.

Nota do editor: esta história foi atualizada desde que foi publicada originalmente em abril de 2012.

Quais são os benefícios da vitamina D?

A vitamina D é a única vitamina que os seres humanos podem adquirir sem alimentos. Os pesquisadores estão aprendendo mais sobre seus benefícios vitais.



Esta matéria foi traduzida e republicada. Clique aqui para acessar o site original.