Então, qual é a previsão para o jantar? Espaguete com chance de almôndegas?

Aqui está a coisa:

Por mais gostosas que sejam essas almôndegas – ou lentilhas ou bolinhas – você pode realmente roubar o trovão nutricional dos tomates.

De acordo com um estudo recentemente publicado da Ohio State University, esse é um problema específico quando se trata das famosas propriedades de combate ao câncer de um tomate.

Tudo se resume a um composto encontrado naturalmente no tomate chamado licopeno – o pigmento que empresta ao tomate seu toque escarlate. O repolho roxo e a polpa da melancia também estão cheios de licopeno. Alguns alimentos, como aspargos, até escapam por não serem vermelhos e ainda os contêm.

Mas, convenhamos, o aspargo precisa de todas as vantagens possíveis para nos convencer a comê-lo.

Tomates, nem tanto. Encontramos toda desculpa para devorá-los – incluindo jogá-los em um marinara saboroso e colher alguns meatba – err, não tão rápido.

Os cientistas, em seus esforços contínuos para estragar o jantar, dizem que essas almôndegas são ricas em ferro – e o ferro neutraliza os benefícios do licopeno.

Para o experimento, a equipe do estado de Ohio deu a um pequeno grupo de estudantes de medicina um shake à base de tomate. Alguns desses shakes continham ferro, enquanto outros não.

Os pesquisadores observaram que os estudantes que combinaram o ferro com a bebida do tomate tinham significativamente menos licopeno no sangue e nos fluidos digestivos.

"Quando as pessoas tomavam ferro com as refeições, vimos quase uma queda dupla no consumo de licopeno ao longo do tempo", Rachel Kopec, principal autora do estudo e professora no estado de Ohio, notas em um comunicado de imprensa.

Isso significa muito menos licopeno girando em torno do corpo, protegendo o coração e apagando incêndios no nível celular. Claro, precisamos do nosso ferro. Um organismo confia nele para tudo, desde suas reservas de energia até o gerenciamento de resíduos. Mas também tem o hábito infeliz de roubar os holofotes e empurrar outros compostos úteis para fora do palco.

"Sabemos que se você misturar ferro com certos compostos, ele os destruirá, mas não sabíamos se isso prejudicaria carotenóides potencialmente benéficos, como o licopeno, encontrados em frutas e vegetais", acrescenta Kopec.

panela de molho de tomate
Cozinhar tomates aumenta a quantidade de licopeno antioxidante. (Foto: Kiian Oksana / Shutterstock)

Então, como isso afeta o jantar?

"Isso pode ter implicações em potencial toda vez que uma pessoa está consumindo algo rico em licopeno e ferro – digamos, um molho à bolonhesa ou um cereal enriquecido com ferro com um lado de suco de tomate. Você provavelmente está recebendo apenas metade do licopeno com isso. você faria sem o ferro ".

Sejamos reais. Ninguém sentirá falta daquele copo de suco de tomate para acompanhar seu "cereal rico em ferro".

Mas espaguete e almôndegas? São os biscoitos do creme de um molho. O frio na Netflix. O Cheech ao seu Chong. (Você entendeu a ideia.)

Felizmente, existem outras maneiras de corrigir o problema dos alimentos que combatem o câncer.

O brócolis, por exemplo, é um gênio quando se trata de eliminar os radicais livres – átomos perigosos que minam as células saudáveis ​​e abrem a porta para todo tipo de doença.

E nem nos inicie os benefícios dos mirtilos, incluindo seu talento para domar tumores.

Então o jantar não está arruinado. Aproveite seu espaguete e almôndegas. Mas, como uma compensação de carbono para passageiros frequentes, certifique-se de deixar espaço para a sobremesa. E faça mirtilos para a sobremesa.

Se você deseja os benefícios de saúde do tomate, mantenha as almôndegas longe do espaguete

Um estudo constata que as propriedades de combate ao câncer de um tomate são reduzidas quando consumidas com alimentos ricos em ferro.



Esta matéria foi traduzida e republicada. Clique aqui para acessar o site original.